Saiba tudo sobre o primeiro Hospital Veterinário público gratuito do ABC

Saiba tudo sobre o primeiro Hospital Veterinário público gratuito do ABC

O projeto de lei nº01/13 – 45/2016, levantado pelo vereador e cuidador de animais Pery Cartola, é o primeiro Hospital Veterinário público gratuito da região do ABC. A ideia de Pery Cartola é levá-lo a outras cidades, como Santo André e São Caetano do Sul. A inauguração do Hospital está prevista para o final do ano de 2020. 

O Hospital foi construído a partir de uma iniciativa privada com a prefeitura de São Paulo. No ano de 2013, Pery Cartola levou a proposta do projeto para a câmara dos vereadores, e somente em 2019 o projeto pode ser concluído. 

O atendimento será exclusivo a tutores de animais que moram em São Bernardo do Campo, com prioridade aos assistidos pelos programas sociais. A ideia era que o Hospital Veterinário já tivesse sido inaugurado, mas com a chegada da pandemia de Covid-19, os esforços públicos foram voltados para o controle da doença.

 “Lembrando que iremos aproveitar a estrutura do local e que sua estruturação e equipamentos serão por conta da instituição vencedora, sendo assim, não utilizaremos verba pública para sua implantação e sim o custeio mensal dos serviços”, destacou Pery Cartola (PSDB).

Em São Paulo, três hospitais gratuitos já estão em funcionamento, localizados na Vila Sônia, Tatuapé e bairro Santana. O Hospital Veterinário de São Bernardo do Campo foi aprovado durante o mandato do prefeito Orlando Morando. O vereador amigo dos animais pretende levar este projeto para Guarulhos e Osasco também. 

Sobre o Hospital 

O hospital veterinário municipal será instalado ao lado do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na avenida Dr. Rudge Ramos, 1740, no bairro Rudge Ramos. Ele contará com salas de cirurgia, centro cirúrgico, enfermarias, laboratórios e exames de imagem. 

Seu principal objetivo é atender animais vítimas de atropelamento, doenças degenerativas, doenças parasitárias e contagiosas, que podem ser transmissíveis até mesmo para os humanos. 

O Hospital Veterinário servirá de suporte, ainda, para a realização de castrações nos animais. “Assim que o hospital estiver em funcionamento, teremos um centro cirúrgico exclusivo para realizar a castração dos nossos animais. Temos ciência de que a fila de espera para esse serviço é extensa e estamos criando medidas para solucioná-la”, disse Orlando Morando (PSDB) 

Já para os bairros mais carentes da cidade, como Alvarenga, Riacho Grande e Vila São Pedro, contarão com a ajuda do “Castramóvel”, que estará presente também nesses locais.

Deixe um comentário